NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão sistemática dos estudos que abordam as relações entre a neurociência cognitiva e educação matemática. A busca, sem recorte temporal, foi feita nas bases Scopus, ERIC, Web of Science e Scielo. Recuperou-se 10 artigos, sendo 5 de revisão e 5 de pesquisa aplicada. O Brasil se destacou com 3 publicações, juntamente com os Estados Unidos.  O foco dos estudos científicos abordou as atividades cerebrais ligadas à aplicação de conteúdos matemáticos como, contagem, representações numéricas, resolução de problemas, divisão de números racionais, cálculo aritmético e frações. Também se encontrou estudos relacionados a dificuldades de aprendizagem relacionadas à discalculia e à ansiedade matemática. No que se refere às pesquisas aplicadas, os sujeitos foram crianças, alunos de ensino fundamental, licenciandos e professores.  Embora a revisão tenha apontado um crescente interesse pela temática ao longo dos anos, notou-se que há uma escassez no número de publicações e de estudos voltados para o ensino de matemática no contexto de sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Moreira Pereira, Instituto Federal do Espirírito Santo

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim

Elizangela Tonelli, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Norte Fluminense "Darcy Ribeiro" (UENF), possui especialização (Lato sensu) em Formação em EAD pela UNIP , é graduada em Letras/Inglês pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo (2007). Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Cachoeiro de Itapemirim, lecionando nas áreas de Linguagens e Metodologia da Pesquisa. Tem interesse em Pesquisa e Estudos Interdisciplinares direcionados para Cognição e Linguagem, Teorias da Aprendizagem, Práticas Pedagógicas, Metodologias de Ensino e Aprendizagem, Educação a Distância e Tecnologias Digitais Educacionais.

Downloads

Publicado

2024-04-10