NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Resumo
Este estudo apresenta uma revisão sistemática dos estudos que abordam as relações entre a neurociência cognitiva e educação matemática. A busca, sem recorte temporal, foi feita nas bases Scopus, ERIC, Web of Science e Scielo. Recuperou-se 10 artigos, sendo 5 de revisão e 5 de pesquisa aplicada. O Brasil se destacou com 3 publicações, juntamente com os Estados Unidos. O foco dos estudos científicos abordou as atividades cerebrais ligadas à aplicação de conteúdos matemáticos como, contagem, representações numéricas, resolução de problemas, divisão de números racionais, cálculo aritmético e frações. Também se encontrou estudos relacionados a dificuldades de aprendizagem relacionadas à discalculia e à ansiedade matemática. No que se refere às pesquisas aplicadas, os sujeitos foram crianças, alunos de ensino fundamental, licenciandos e professores. Embora a revisão tenha apontado um crescente interesse pela temática ao longo dos anos, notou-se que há uma escassez no número de publicações e de estudos voltados para o ensino de matemática no contexto de sala de aula.Downloads
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Publicado
2024-04-10
Edição
Seção
REVISTA TEMÁTICA