O Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática

Autores

  • Carlos Henrique Barroqueiro USP
  • Luiz Henrique Amaral Universidade Cruzeiro do Sul
  • Charles Artur Santos de Oliveira

Palavras-chave:

Tecnologias de informação e comunicação, Nativos digitais, Processo ensino-aprendizagem, Ciências e Matemática.

Resumo

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) trouxeram mudanças às crenças, aos valores, às formas  de trabalho e, principalmente, ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas. A pessoa que vive no século XXI tem necessidade de utilizar bem na sua vida essas tecnologias e, nas instituições de ensino, elas vêm agregar, como ferramenta e método, ao processo de ensino-aprendizagem do aluno. Percebe-se que o modelo educacional vigente não está dando conta de formar cidadãos aptos a se relacionar com estas mudanças. Este artigo levantou numa revisão bibliográfica de periódicos da CAPES como se encontra o estado da arte sobre o uso das TIC no ensino de Ciências e Matemática. Trabalharam-se ainda nesta pesquisa, as dificuldades dos Professores de Ciências e Matemática no processo ensino-aprendizagem dos alunos nativos digitais e como as TIC podem ser agregadas às aulas de Ciências e Matemática para motivar e melhorar a qualidade do ensino. O resultado da pesquisa qualitativa mostrou que os experimentos, os conceitos e a teoria, a ligação entre teoria e realidade do aluno e as TIC, principalmente, nas formas de hipermídias e softwares específicos melhoraram o ensino-aprendizagem dos alunos, além de que os estudantes ficaram motivados a assistirem as aulas de Ciências e Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Barroqueiro, USP

Doutor em Ciências e Matemática. Prof. Dr. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Ex-Prof. Assistente do departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP.

Luiz Henrique Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor em Física. Prof. Dr. da Universidade Cruzeiro do Sul - Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.

Charles Artur Santos de Oliveira

Doutor em Engenharia Eletrônica. Ex-Prof. Associado do departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP. Ex-Prof. Dr. do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Downloads

Publicado

2013-01-03

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO