Práxis Pedagógica Antirracista e Afirmativa com Princípio Norteador dos Currículos da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Gustavo Henrique Araújo Forde CEFET-RJ
  • Silvani dos Santos Valentim CEFET/RJ

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Educação Profissional e Tecnológica, Antirracismo, Currículo.

Resumo

Este artigo visa contribuir com o campo das relações étnico-raciais refletindo sobre a relevância da construção de políticas e programas de superação do racismo na sociedade brasileira, especialmente na área da Educação Profissional e Tecnológica. O posicionamento teórico assumido neste trabalho reivindica processos educativos livres de práticas que promovam opressões de gênero, de raça e de classe. Aponta para a necessidade de uma ampliação epistemológica e pedagógica dos/nos currículos articulados a uma práxis pedagógica multiculturalista e afirmativa, a partir de um referencial teórico-metodológico que favorece aos professores e alunos produzirem outros sentidos acerca do legado negro-africano. Finaliza sugerindo uma interdependência crítica entre ciência e cultura e a importância do resgate dos atores sociais enquanto protagonistas no debate em torno das questões étnico-raciais e afirmativas no Brasil. Sobretudo, no que tange às dificuldades encontradas para a implementação da Lei 10.639/2003 pelas instituições de ensino e pelos professores nos cotidianos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Araújo Forde, CEFET-RJ

Mestre em Educação. Coordenador Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-Ifes). Docente da educação básica e na pós-graduação do IFES.

Silvani dos Santos Valentim, CEFET/RJ

Doutora em Educação. Professora da licenciatura e do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação do CEFET-MG. Coordenadora geral de Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades na Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/CEFET-MG). Membro da ABPN e da Anped.

Downloads

Publicado

2012-11-13

Edição

Seção

REVISTA TEMÁTICA