Perspectivas de Atividades Experimentais em Biologia, Considerando o Enfoque CTS

Autores

  • Mônica de Castro Britto Vilardo Coordenadoria de Biologia/CEFET-RJ
  • Guilherme Inocêncio Matos Coordenadoria de Biologia/CEFET-RJ
  • Maicon Jeferson da Costa Azevedo Coordenadoria de Biologia/CEFET-RJ

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Enfoque CTS, Experimentação

Resumo

Nos últimos anos o ensino de Biologia vem sendo discutido e repensado, tanto pela comunidade acadêmica quanto pelos professores da educação básica. Neste sentido, aspectos que tomam como referência a disciplina escolar1 Biologia e a relacionam com a ciência de referência e com aspectos sócio-históricos que a estruturam, precisam ser considerados. No atual cenário de mudanças, em que o Ensino Médio está inserido, propostas de um ensino com eixos no trabalho, na ciência, na tecnologia e na cultura, representam aspectos que também se tornam relevantes. Desta forma, buscamos voltar nossa atenção para as atividades experimentais na disciplina Biologia, considerando algumas concepções do enfoque CTS, dado o crescente interesse por parte dos docentes em estudos que consideram esta abordagem. E, neste sentido, nos propomos a analisar um módulo de aulas experimentais abordando a microscopia ótica, elaborado na Coordenadoria de Biologia do CEFET/RJ, a partir de um projeto de iniciação tecnológica (PIBIT/CEFET/RJ).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica de Castro Britto Vilardo, Coordenadoria de Biologia/CEFET-RJ

Possui graduação em Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Rio de Janeiro (1997) e mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). É professora da educação básica, técnica e tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), onde participa de atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Guilherme Inocêncio Matos, Coordenadoria de Biologia/CEFET-RJ

Possui bacharelado em Biologia (modalidade Genética), licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, desenvolvendo estudos na área de Genética Molecular Humana. Atualmente é docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e desenvolve projetos de pesquisa e extensão relacionados a estratégias didáticas para o Ensino de Ciências e Biologia. Paralelamente, é aluno de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Processos Químicos e Bioquímicos, desenvolvendo tese sobre biorremediação e biocorrosão associados ao biodiesel e misturas diesel/biodiesel.

Maicon Jeferson da Costa Azevedo, Coordenadoria de Biologia/CEFET-RJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Especialização em ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense, em Educação para gestão ambiental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutorando no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor regente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência, ensino de biologia, formação de professores de biologia, educação em ciências e livro didático de ciências e biologia.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Edição

Seção

TECNOLOGIA & SOCIEDADE