Sistemas de Controle de Processos em RUBY ON RAILS

Autores

  • Marta Angela de Almeida Sousa Cruz CEFET/RJ
  • Rômulo Mendes Figueiredo CEFET/RJ
  • Rosangela Mourat da Rocha Ávila CEFET/RJ

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Otimização, Ruby On Rails.

Resumo

Mudanças no ambiente empresarial tornam essencial para as organizações o estímulo ao resgate do conhecimento organizacional para auxílio da decisão e busca de vantagens competitivas mediante ferramentas que possam auxiliá-las na gestão da informação. Estudos descritivos sobre o Rails mostram um framework de código aberto para desenvolvimento de sistema com vistas a atender necessidades específicas, de modo rápido. Através de análise documental e reuniões com membros do Departamento em que as rotinas foram desmembradas por questionamentos e acompanhamento direto aos funcionários que participam do processo, desenvolveu-se um sistema em Rails para ser utilizado como ferramenta de otimização da gestão dos processos que passam por um Departamento de Procuradoria Jurídica, de forma rápida e eficiente, sem custos de aquisição de software, incluindo sistema operacional. Observou-se que, mesmo com a existência de sistemas prontos, a especificidade da rotina do Departamento exigiu um novo sistema para atender as suas necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Angela de Almeida Sousa Cruz, CEFET/RJ

Assistente em Administração do CEFET/RJ, é graduada em Nutrição pela UERJ, pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela UGF/RJ, e estudante do curso de graduação em Administração Industrial do CEFET/RJ.

Rômulo Mendes Figueiredo, CEFET/RJ

Técnico de Tecnologia da Informação do CEFET/RJ, é graduado em Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas para Web pelo CEFET/RJ e estudante do curso de graduação em Administração Industrial do CEFET/RJ.

Rosangela Mourat da Rocha Ávila, CEFET/RJ

Professora do CEFET/RJ, é graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes e Júnior, e mestre em Tecnologia pelo CEFET/RJ.

Downloads

Publicado

2011-06-06

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO