Análise de Agrupamento: Uma Possibilidade para a Segmentação de Mercado
Palavras-chave:
Segmentação, Agrupamento, Cliente.Resumo
Anteriormente, com a pouca concorrência, as empresas escoavam os seus produtos e serviços. Essas empresas tinham total poder, e o cliente era visto apenas como fonte de lucros. Hoje, devido à grande concorrência, o cliente ficou mais exigente. Com essa nova postura, o que provavelmente irá garantir o sucesso das empresas é o direcionamento da estratégia de marketing, utilizando uma abordagem que não estimule a pulverização de esforços e sim o seu direcionamento no foco. A análise de agrupamento propõe subsídios organizacionais na segmentação de clientes, produtos e serviços, oferecendo às instituições chances de acerto em suas relações. Assim, é discutida, neste trabalho, a metodologia de segmentação mercadológica, mediante pesquisa bibliográfica, e também realizada a tarefa de agrupamento sobre uma base de dados de uma entidade hospitalar privada, corroborando a proposta supracitada, sob a ótica de projeto-piloto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-06
Edição
Seção
TECNOLOGIA & GESTÃO