Análise de Agrupamento: Uma Possibilidade para a Segmentação de Mercado

Autores

  • Luciano de Paula Moraes CEFET-RJ
  • Ricardo David Viccini de Assis UFJF

Palavras-chave:

Segmentação, Agrupamento, Cliente.

Resumo

Anteriormente, com a pouca concorrência, as empresas escoavam  os seus produtos e serviços. Essas empresas tinham total poder, e o cliente era visto apenas como fonte de lucros. Hoje, devido à grande concorrência,  o cliente ficou mais exigente. Com essa nova postura, o que provavelmente irá garantir o sucesso das empresas  é o direcionamento da estratégia de marketing, utilizando uma abordagem que não estimule a pulverização de esforços e sim o seu direcionamento no foco. A análise de agrupamento propõe subsídios organizacionais na segmentação de clientes, produtos e serviços, oferecendo às instituições chances de acerto em suas relações.  Assim, é discutida, neste trabalho, a metodologia de segmentação mercadológica, mediante pesquisa bibliográfica, e também realizada a tarefa de agrupamento sobre uma base  de dados de uma entidade hospitalar privada, corroborando a proposta supracitada, sob a ótica de projeto-piloto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano de Paula Moraes, CEFET-RJ

Administrador pela Faculdade Metodista Granbery (FMG), especialista em Finanças pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestrando em Tecnologia no Centro Federal de Educação TecnológicaCelso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Ricardo David Viccini de Assis, UFJF

Contador pela Faculdade Machado Sobrinho (FMS) e especialista em Finanças pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2011-06-06

Edição

Seção

TECNOLOGIA & GESTÃO