Práxis Pedagógica Antirracista e Afirmativa com Princípio Norteador dos Currículos da Educação Profissional e Tecnológica

  • Gustavo Henrique Araújo Forde CEFET-RJ
  • Silvani dos Santos Valentim CEFET/RJ
Palavras-chave: Relações étnico-raciais, Educação Profissional e Tecnológica, Antirracismo, Currículo.

Resumo

Este artigo visa contribuir com o campo das relações étnico-raciais refletindo sobre a relevância da construção de políticas e programas de superação do racismo na sociedade brasileira, especialmente na área da Educação Profissional e Tecnológica. O posicionamento teórico assumido neste trabalho reivindica processos educativos livres de práticas que promovam opressões de gênero, de raça e de classe. Aponta para a necessidade de uma ampliação epistemológica e pedagógica dos/nos currículos articulados a uma práxis pedagógica multiculturalista e afirmativa, a partir de um referencial teórico-metodológico que favorece aos professores e alunos produzirem outros sentidos acerca do legado negro-africano. Finaliza sugerindo uma interdependência crítica entre ciência e cultura e a importância do resgate dos atores sociais enquanto protagonistas no debate em torno das questões étnico-raciais e afirmativas no Brasil. Sobretudo, no que tange às dificuldades encontradas para a implementação da Lei 10.639/2003 pelas instituições de ensino e pelos professores nos cotidianos escolares.

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Biografia do Autor

Gustavo Henrique Araújo Forde, CEFET-RJ
Mestre em Educação. Coordenador Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-Ifes). Docente da educação básica e na pós-graduação do IFES.
Silvani dos Santos Valentim, CEFET/RJ
Doutora em Educação. Professora da licenciatura e do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação do CEFET-MG. Coordenadora geral de Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades na Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/CEFET-MG). Membro da ABPN e da Anped.
Publicado
2012-11-13
Seção
REVISTA TEMÁTICA