Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental: Análise da Percepção de Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

  • Marcelo Borges Rocha CEFET/RJ
  • Nathalia de Paula dos Santos CEFET/RJ
  • Silvana Salgado Navarro CEFET/RJ
Palavras-chave: Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Gestão Ambiental.

Resumo

A Gestão de Resíduos Sólidos compreende um conjunto de comportamentos e atitudes cujo objetivo principal é eliminar os impactos associados à produção e ao descarte inapropriado do lixo. Nesse contexto, a Educação Ambiental é percebida como um dos instrumentos necessários à gestão adequada dos resíduos, destacando a importância de se considerar as concepções ambientais dos indivíduos a partir de seus discursos e atitudes. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção ambiental de estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, do CEFET– RJ em relação à Gestão de Resíduos Sólidos e a Educação Ambiental, como propulsora na mudança de atitudes e conceitos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário respondido por 68 estudantes, sendo 24 do primeiro período e 44 do último e acima, objetivando analisar e comparar a concepção dos alunos que estão iniciando o curso e os que estão concluindo. Com base na análise e interpretação dos dados foi possível observar que os alunos concluintes apresentaram maior preocupação em relação aos problemas ocasionados pelo lixo e, sobretudo, mostraram-se conscientes em relação às atitudes individuais para a produção e o descarte apropriado dos resíduos sólidos. Além disso, percebeu-se que os concluintes atribuíram a Educação Ambiental um papel mais abrangente no sentido de buscar soluções para os impactos ambientais. Fica evidente, que antes de implantar qualquer proposta de gerenciamento de resíduos é importante que os envolvidos nesse processo tenham participação ativa, atendendo às novas demandas em relação aos problemas ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Borges Rocha, CEFET/RJ
Doutor em Ciências Biológicas (UFRJ), professor e pesquisador do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-CEFET/RJ, atua no Curso Superior de Tecnólogo em Gestão Ambiental e no Mestrado Acadêmico em Educação, Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Divulgação Científica e Avaliação de impactos ambientais
Nathalia de Paula dos Santos, CEFET/RJ
Tecnóloga em Gestão Ambiental formada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-CEFET/RJ.
Silvana Salgado Navarro, CEFET/RJ
Tecnóloga em Gestão Ambiental formada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-CEFET/RJ.
Publicado
2012-10-29
Seção
TECNOLOGIA & SOCIEDADE