Gestão do Conhecimento e Internacionalização do Ensino: Um Estudo de Caso no Curso de Administração Industrial

  • Delana Galdino de Oliveira CEFET-RJ
  • Priscilla Lopes de Albuquerque CEFET-RJ
  • Waleska Barbosa Chaves CEFET-RJ
  • Elizabeth Freitas Rodrigues CEFET_RJ
Palavras-chave: Internacionalização do Ensino, Gestão do Conhecimento, Cooperação Internacional.

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar a experiência obtida pelo curso de Administração Industrial do Centro Federal de Educação Tecnológica  Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ através  da cooperação internacional com instituições estrangeiras. Por meio do estudo realizado, foi possível evidenciar que, anteriormente  à efetivação do processo de intercâmbio, algumas etapas podem ser otimizadas pelo aluno, no que tange à documentação e respostas a dúvidas frequentes. Nesse intuito, o projeto elaborou um manual de orientação, assim como um fluxograma, transformando o conhecimento tácito daqueles que já participaram do intercâmbio em anos anteriores em conhecimento  explícito.  Desse modo,  fornece informações  necessárias aos alunos que vierem a participar do intercâmbio internacional do curso de Administração Industrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Delana Galdino de Oliveira, CEFET-RJ
Graduada em Administração Industrial pelo CEFET/RJ e participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC).
Priscilla Lopes de Albuquerque, CEFET-RJ
Graduada em Administração Industrial pelo CEFET/RJ e participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC).
Waleska Barbosa Chaves, CEFET-RJ
Graduada em Administração Industrial pelo CEFET/RJ e participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC).
Elizabeth Freitas Rodrigues, CEFET_RJ
Professora do curso de Administração Industrial do CEFET/RJ, é doutoranda em Engenharia de Produção da PUC-Rio e mestre em Gestão Tecnológica pelo CEFET/RJ.
Publicado
2011-06-06
Seção
TECNOLOGIA & SOCIEDADE