Esporte na Natureza e Educação Ambiental: Um Estudo sobre Visitas Técnicas no IFRJ-VR

Fábio Murat do Pilar, Marcelo Paraíso Alves, Wagner Francisco Marinho da Silva, Paulo Roberto de Araújo Porto

Resumo


O presente estudo tem como objetivo central discutir a interdisciplinaridade  como um caminho possível para repensar a formação continuada de professores a partir do olhar reflexivo sobre as práticas pedagógicas no IFRJ-VR. A questão central funda-se na Educação Ambiental e no entendimento da relação indissociável entre a sociedade e a natureza. As ações se estruturaram a partir dos seguintes conceitos: modernidade,   Esporte na Natureza e Educação Ambiental,  como eixos temáticos.  A metodologia   se desenvolveu por intermédio da visita ao museu ao Parque Nacional de Itatiaia, na intenção de permitir o acesso a conhecimentos específicos e comportamentos  adequados em uma Área de Proteção Ambiental,  e da escalada no Morro  da Urca, na tentativa de uma interação dos múltiplos campos do saber envolvidos e a experiência da prática do esporte na natureza e toda a complexidade que envolve a referida prática esportiva.

Palavras-chave


Ensino em Ciências; Interdisciplinaridade; Formação de Professores; Educação Ambiental.

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Tecnologia & Cultura - ISSN 1414-8498