O Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática

Carlos Henrique Barroqueiro, Luiz Henrique Amaral, Charles Artur Santos de Oliveira

Resumo


As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) trouxeram mudanças às crenças, aos valores, às formas  de trabalho e, principalmente, ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas. A pessoa que vive no século XXI tem necessidade de utilizar bem na sua vida essas tecnologias e, nas instituições de ensino, elas vêm agregar, como ferramenta e método, ao processo de ensino-aprendizagem do aluno. Percebe-se que o modelo educacional vigente não está dando conta de formar cidadãos aptos a se relacionar com estas mudanças. Este artigo levantou numa revisão bibliográfica de periódicos da CAPES como se encontra o estado da arte sobre o uso das TIC no ensino de Ciências e Matemática. Trabalharam-se ainda nesta pesquisa, as dificuldades dos Professores de Ciências e Matemática no processo ensino-aprendizagem dos alunos nativos digitais e como as TIC podem ser agregadas às aulas de Ciências e Matemática para motivar e melhorar a qualidade do ensino. O resultado da pesquisa qualitativa mostrou que os experimentos, os conceitos e a teoria, a ligação entre teoria e realidade do aluno e as TIC, principalmente, nas formas de hipermídias e softwares específicos melhoraram o ensino-aprendizagem dos alunos, além de que os estudantes ficaram motivados a assistirem as aulas de Ciências e Matemática.

Palavras-chave


Tecnologias de informação e comunicação; Nativos digitais, Processo ensino-aprendizagem; Ciências e Matemática.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Tecnologia & Cultura - ISSN 1414-8498