Políticas Inclusivas em Diálogo com a Educação Tecnológica

Willian Silva de Paula, Maristela Abadia Guimarães, Glaucia Mara de Barros

Resumo


Este artigo pensa o ensino profissionalizante como mecanismo para promover as políticas inclusivas, por meio de ações de pesquisa. Para isso, apresenta um breve histórico da Rede Federal de Educação Tecnológica, as mudanças ocorridas na Instituição até 2008, quando o Governo Federal cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e, a partir dessa criação, como a pesquisa tem sido pensada e proposta para incluir estudantes desassistidos de políticas públicas educacionais. Apresenta também a criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígena e de Fronteira e o Projeto Mapeando a cor no IFMT: I Censo Etnicorracial dos estudantes do IFMT que permitirá a escritura I Relatório Sobre o Perfil Etnicorracial dos Estudantes do IFMT como instrumentos para estudos comparativos que venham avaliar a realidade socioeducacional dos estudantes em todos os seus campi, de acordo com suas singularidades, e abrir múltiplos caminhos para outras pesquisas a partir dos dados obtidos.

Palavras-chave


Políticas de Inclusão; NUMDI; Censo Etnicorracial.

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Tecnologia & Cultura - ISSN 1414-8498