"As Marcas Negras":Ressignificando Grilhões do Passado em Práticas Letradas

Talita de Oliveira, Carolina Pinhão

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar um relato de experiência pedagógica desenvolvida em uma turma de nível Médio do CEFET/RJ como exemplo da aplicação da Lei 10.639/2003 para o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. O artigo destaca dois elementos importantes da prática letrada proposta: a) a atividade conduzida pela professora regente da turma com base na leitura e discussão dos textos “O Navio Negreiro”(de Castro Alves, 1868) e “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro” (de Marcelo Yuka, 1994); b) a produção textual de uma aluna da turma e a reflexão crítica, promovida pelo papel transformador da leitura e da escrita, sobre o lugar social ocupado pelos negros na nossa sociedade. O trabalho aponta para a importância da formação continuadade toda comunidade escolar para a aplicação efetiva da lei e a construção da cidadania democrática.

Palavras-chave


Lei 10.639/2003; Relações étnico-raciais; Práticas letradas; Cidadania

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Tecnologia & Cultura - ISSN 1414-8498