Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental: Análise da Percepção de Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Marcelo Borges Rocha, Nathalia de Paula dos Santos, Silvana Salgado Navarro

Resumo


A Gestão de Resíduos Sólidos compreende um conjunto de comportamentos e atitudes cujo objetivo principal é eliminar os impactos associados à produção e ao descarte inapropriado do lixo. Nesse contexto, a Educação Ambiental é percebida como um dos instrumentos necessários à gestão adequada dos resíduos, destacando a importância de se considerar as concepções ambientais dos indivíduos a partir de seus discursos e atitudes. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção ambiental de estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, do CEFET– RJ em relação à Gestão de Resíduos Sólidos e a Educação Ambiental, como propulsora na mudança de atitudes e conceitos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário respondido por 68 estudantes, sendo 24 do primeiro período e 44 do último e acima, objetivando analisar e comparar a concepção dos alunos que estão iniciando o curso e os que estão concluindo. Com base na análise e interpretação dos dados foi possível observar que os alunos concluintes apresentaram maior preocupação em relação aos problemas ocasionados pelo lixo e, sobretudo, mostraram-se conscientes em relação às atitudes individuais para a produção e o descarte apropriado dos resíduos sólidos. Além disso, percebeu-se que os concluintes atribuíram a Educação Ambiental um papel mais abrangente no sentido de buscar soluções para os impactos ambientais. Fica evidente, que antes de implantar qualquer proposta de gerenciamento de resíduos é importante que os envolvidos nesse processo tenham participação ativa, atendendo às novas demandas em relação aos problemas ambientais.

Palavras-chave


Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Gestão Ambiental.

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Tecnologia & Cultura - ISSN 1414-8498