Perspectivas de Atividades Experimentais em Biologia, Considerando o Enfoque CTS

Mônica de Castro Britto Vilardo, Guilherme Inocêncio Matos, Maicon Jeferson da Costa Azevedo

Resumo


Nos últimos anos o ensino de Biologia vem sendo discutido e repensado, tanto pela comunidade acadêmica quanto pelos professores da educação básica. Neste sentido, aspectos que tomam como referência a disciplina escolar1 Biologia e a relacionam com a ciência de referência e com aspectos sócio-históricos que a estruturam, precisam ser considerados. No atual cenário de mudanças, em que o Ensino Médio está inserido, propostas de um ensino com eixos no trabalho, na ciência, na tecnologia e na cultura, representam aspectos que também se tornam relevantes. Desta forma, buscamos voltar nossa atenção para as atividades experimentais na disciplina Biologia, considerando algumas concepções do enfoque CTS, dado o crescente interesse por parte dos docentes em estudos que consideram esta abordagem. E, neste sentido, nos propomos a analisar um módulo de aulas experimentais abordando a microscopia ótica, elaborado na Coordenadoria de Biologia do CEFET/RJ, a partir de um projeto de iniciação tecnológica (PIBIT/CEFET/RJ).


Palavras-chave


Ensino de Biologia, Enfoque CTS, Experimentação

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Tecnologia & Cultura - ISSN 1414-8498