Gestão do Conhecimento e Internacionalização do Ensino: Um Estudo de Caso no Curso de Administração Industrial

Delana Galdino de Oliveira, Priscilla Lopes de Albuquerque, Waleska Barbosa Chaves, Elizabeth Freitas Rodrigues

Resumo


O presente texto tem por objetivo apresentar a experiência obtida pelo curso de Administração Industrial do Centro Federal de Educação Tecnológica  Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ através  da cooperação internacional com instituições estrangeiras. Por meio do estudo realizado, foi possível evidenciar que, anteriormente  à efetivação do processo de intercâmbio, algumas etapas podem ser otimizadas pelo aluno, no que tange à documentação e respostas a dúvidas frequentes. Nesse intuito, o projeto elaborou um manual de orientação, assim como um fluxograma, transformando o conhecimento tácito daqueles que já participaram do intercâmbio em anos anteriores em conhecimento  explícito.  Desse modo,  fornece informações  necessárias aos alunos que vierem a participar do intercâmbio internacional do curso de Administração Industrial.

Palavras-chave


Internacionalização do Ensino; Gestão do Conhecimento; Cooperação Internacional.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Tecnologia & Cultura - ISSN 1414-8498