Vol 4, No 1 (2018)

O 13º Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica (CIBEM 2017) teve lugar de 23 a 26 de Outubro de 2017 em Lisboa, Portugal.

O CIBEM é um evento bienal promovido desde 1993 pela Federação Ibero-americana de Engenharia Mecânica (FEIBEM), e conta com a participação de professores, investigadores, profissionais e estudantes de Engenharia Mecânica.

O CIBEM 2017 constituiu um fórum de discussão que abrangeu desde os temas mais clássicos, aos mais atuais (biomecânica, novos materiais, nanotecnologias, microfluídos, novas fontes energéticas, novos conceitos de desenvolvimento de produtos, modelações avançadas, manufatura digital, etc.), suscitando grandes desafios aos profissionais, como por exemplo a interação e integração com outras engenharias, que os novos ambientes de produção baseados na Indústria 4.0 requerem.

Os participantes do CIBEM 2017 tiveram a oportunidade de apresentar e discutir os seus trabalhos com especialistas e investigadores, proporcionando o aparecimento de novas ideias e sinergias que poderão influenciar o desenvolvimento, nomeadamente, da Engenharia Mecânica.

De entre as publicações associadas ao CIBEM 2017, estava a revista “Produção e Desenvolvimento” do Brasil. Das 1091 comunicações que fazem parte do Livro de Resumos, foram selecionadas 10, que depois de alargadas e melhoradas pelos respetivos autores fazem parte do presente número especial desta revista associada ao CIBEM 2017.

 

Os editores deste número especial

Gilberto Santos – ESD – Instituto Politécnico Cávado Ave – Barcelos - Portugal

Virgilio Cruz Machado – FCT – Universidade Nova de Lisboa – Monte da Caparica - Portugal

Helena Navas – FCT – Universidade Nova de Lisboa – Monte da Caparica - Portugal

Table of Contents

Special

Antonio Ramos Pires, Margarida Saraiva
1-18
Ana Sofia Martins da Eira Dias, António João Pina da Costa Feliciano Abreu, Helena Victorovna Guitiss Navas
19-38
Efrain Rodriguez, Renan Bonnard, Alberto José Alvares
39-53
Pedro Miguel Horta Sousa, Ivo Manuel Ferreira de Bragança, Abílio Manuel Pinho de Jesus, José Duarte Ribeiro Marafona, Pedro Alexandre Rodrigues Carvalho Rosa
54-67
Diogo Pina Jorge, Paulo Peças
68-81
José Fernando Gomes Requeijo, António João Pina da Costa Feliciano Abreu, João Manuel Ferreira Calado, Ana Sofia Martins da Eira Dias
82-97
Alfonso Antonio Avalos Morín, Nestor Rodríguez Ramírez, Juan Arturo Mendoza Razo
98-110
Beatrice Paiva Santos, Agostinho Alberto, Tânia Daniela Felgueiras Miranda Lima, Fernando Manuel Bigares Charrua-Santos
111-124
Fernando Augusto Machado Ferreira, Hélder António Gonçalves Guerra
125-132
Luiz Eduardo Santos de Oliveira, Alberto José Álvares
133-151