Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Seu escopo principal é a divulgação de produções científico-filosóficas realizadas por estudantes de cursos de bacharelados e licenciaturas em Filosofia, professores e pesquisadores de Filosofia dos vários âmbitos de Ensino, que se lançam ao desafio de pensar o Filosofar, seu ensino e seu aprendizado.

A Revista propõe-se à divugação de produções intelectuais filosóficas que abordem questões filosóficas acerca de seu ensino e de sua aprendizagem em diversas perspectivas teórico-práticas.

Periodicidade: A periodicidade é semestral.

Público alvo: professores, estudantes e pesquisadores da área de filosofia, prioritariamente comprometidos com o ensino e o aprendizado de Filosofia.

Filiação/vinculação: A Revista Estudos de Filosofia e Ensino possui vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino, pertencente à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ. O Conselho Editorial da Revista está formado por profissionais de formação e atuação comprovadas nas respectivas áreas. A área temática de classificação, segundo tabela do CNPq é: Filosofia 7.01.00.00-4 e Educação - 7.08.00.00-6.

Compomisso: A Revista Digital Estudos de Filosofia e ensino tem o comprometimento em divulgar as produções científico-filosóficas a respeito do exercício do filosofar, aprender e ensinar a filosofar, como modo de motivar o diálogo acadêmico para a produção de novos conhecimentos e o deseenvolvimento de novos produtos didáticos para o ensino de Filosofia.

Criação da Revista: outubro de 2018.

A revista Estudos de Filosofia e Ensino aceitará trabalhos para publicação nas seguintes categorias:

Artigos: Mínimo 10 máximo 15 páginas (ver o modelo/template);

Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), neste mesmo site da revista e serão submetidos ao juízo do Conselho Editorial. O nome dos pareceristas será mantido em sigilo. Os autores serão notificados via e-mail se os trabalhos foram ou não aprovados para publicação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo do parecer, sem a identificação do parecerista.

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Filosofar, aprender e ensinar a filosofar